Wednesday, June 12, 2024

'Uma nação arco-íris': O poderoso discurso de Nelson Mandela ao tomar posse na África do Sul, há 25 anos

O primeiro presidente negro do país utiliza o palanque para reforçar as ideias que o colocaram em cárcere 4 anos antes


Helena Chaves,
Marina Lopes e 
Rafaella Lobão.
Fonte: oglobo.globo.com
Em 10/05/2019

Conhecido por sua liderança na luta contra o Apartheid — perverso sistema de segregação de negros na África do Sul —, o advogado Nelson Mandela passou 27 anos preso por causa de sua luta por democracia e igualdade racial.

Depois de ser libertado, em 1990, o ativista recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993 e, no ano seguinte, foi eleito o primeiro presidente negro do país. Ele tomou posse no dia 10 de maio de 1994, com um discurso digno do ícone que se tornara.

Mandela criticou duramente o passado de racismo institucionalizado no país, mas convocou toda a população a se unir em torno da paz e da justiça. "Chegou o momento de sarar as feridas", disse ele, diante de cerca de 150 mil pessoas. "Chegou o momento de construir".

No aniversário de 25 anos daquele dia histórico, o Blog do Acervo resgata o discurso do líder sul-africano, que morreu em 2013, aos 95 anos. 


Nelson Mandela tomando posse
Imagem: cartacapital.com.br

Leia, abaixo, trechos do discurso de Nelson Mandela
"Os nossos comportamentos diários como sul-africanos comuns devem produzir uma realidade sul-africana que reforce a crença da Humanidade na justiça, fortaleça a sua confiança na nobreza da alma humana e alente as nossas esperanças de uma vida gloriosa para todos. Devemos tudo isto a nós próprios e aos povos do mundo, hoje aqui tão bem representados.

Nós, o povo sul-africano, sentimos-nos realizados pelo fato de a humanidade ter nos colocado de volta ao seu seio; que nós, que éramos bandidos até há pouco tempo, termos recebido o privilégio de acolhermos as nações do mundo no nosso próprio território.

Chegou o momento de sarar as feridas.

Chegou o momento de transpor os abismos que nos dividem.

Chegou o momento de construir.

Conseguimos finalmente a nossa emancipação política.

Dedicamos o dia de hoje a todos os heróis e heroínas deste país e do resto do mundo que se sacrificaram de diversas formas e deram as suas vidas para que nós pudéssemos ser livres.

Os seus sonhos tornaram-se realidade. A sua recompensa é a liberdade.

Sinto-me simultaneamente humilde e elevado pela honra e privilégio que o povo da África do Sul me conferiu ao eleger-me o primeiro Presidente de um governo unido, democrático, não racista e não sexista para levar nosso país para fora do vale das trevas.

Que haja justiça para todos.

Que haja paz para todos.

Que haja trabalho, pão, água e sal para todos.

Que cada um de nós saiba que o seu corpo, a sua mente e a sua alma foram libertados para se realizarem.

Nunca, nunca e nunca mais voltará esta maravilhosa terra a experimentar a opressão de uns sobre os outros, e nem sofrer a indignidade de ser a escória do mundo.

O sol nunca se porá sobre um tão glorioso feito humano.

Que reine a liberdade.

Que Deus abençoe África!"

 

No comments:

Post a Comment